- Descrição
Descrição
VITEK® MS
Identificação microbiana em minutos
O VITEK MS é um sistema automatizado de identificação microbiana por espectrometria de massa que utiliza a tecnologia MALDI-TOF (Ionização por Dessorção a Laser Assistida por Matriz com Tempo de Voo). O VITEK MS contém um banco de dados abrangente, aprovado pela FDA 510(k), para bactérias e fungos, incluindo micobactérias, Nocardia e bolores — agora incluindo Brucella , Candida auris e Elizabethkingia anophelis .
– Identificações robustas e precisas com o Classificador de Espectros Avançado.
– Integração perfeita dos resultados de ID/AST para um fluxo de trabalho otimizado.
– Rastreabilidade e flexibilidade completas
Visão geral
Identificação rápida e prática para melhores resultados para o paciente.
O VITEK MS ajuda os laboratórios a fornecer resultados acionáveis aos médicos, para que possam tomar decisões de tratamento informadas.
Resultados precisos e robustos
O classificador de espectros avançado proprietário da bioMérieux oferece resultados robustos e precisos, necessários para decisões otimizadas no cuidado ao paciente. O sistema VITEK MS lê cada espectro como uma série de picos que são detectados e classificados por massa e intensidade. Com o uso do classificador de espectros avançado, obtém-se uma melhor discriminação, pois cada pico é considerado no cálculo do resultado da identificação. Não há comparações de espectros e os espectros de referência não estão incorporados ao software comercial.
O VITEK MS contém um banco de dados populacional construído , que leva em consideração a diversidade entre cepas da mesma espécie, resultando em um desempenho robusto e preciso sem a necessidade de modificar as pontuações.
O banco de dados foi desenvolvido para permitir uma melhor discriminação entre as espécies. Isso é conseguido incluindo espectros para cada espécie gerados a partir de:
– Uma média de 12 cepas por espécie e uma média de 35 espectros por espécie.
– Diversidade geográfica dos isolados
– Isolados de diferentes origens de amostra (ex.: sangue, tecido, etc.)
– Isolados subcultivados em diferentes meios de cultura
– Isolados com diferentes tempos de incubação
Base de conhecimento VITEK MS V3.2
Uma atualização completa do banco de dados sobre micobactérias, Nocardia e fungos filamentosos — agora incluindo Brucella , Candida auris e Elizabethkingia anophelis .
O banco de dados VITEK MS está em constante expansão para identificar novos patógenos emergentes e espécies clinicamente relevantes.
O banco de dados VITEK MS V3.2, aprovado pela FDA 510(k), para bactérias e fungos, contém micobactérias, Nocardia e bolores. Este banco de dados aprimorado inclui Mycobacterium tuberculosis (TB), micobactérias não tuberculosas (MNT), dermatófitos e fungos dimórficos, incluindo as espécies mais prevalentes relevantes para infecções em pacientes. A capacidade de identificar rapidamente esses organismos de difícil diagnóstico em um sistema de espectrometria de massa permite que os microbiologistas forneçam aos médicos resultados acionáveis para auxiliar no tratamento mais rápido de doenças como tuberculose, osteomielite causada por MNT e infecções fúngicas graves.
O excelente desempenho do VITEK MS na identificação de micobactérias, Nocardia e fungos filamentosos permite que os resultados sejam liberados rapidamente para os médicos, proporcionando melhor atendimento ao paciente. Isso ajuda os hospitais a economizar dinheiro (sondas moleculares, sequenciamento, envio de amostras para laboratórios externos) e tempo (testes internos, identificação mais rápida desses organismos de difícil detecção).
O banco de dados VITEK MS V3.2 agora inclui Brucella , Candida auris e Elizabethkingia anophelis .
As espécies de Brucella são difíceis de reconhecer e representam um risco para os funcionários do laboratório. A identificação rápida reduz a exposição desses funcionários e aumenta a segurança. Tanto Candida auris quanto Elizabethkingia anophelis são patógenos emergentes de importância clínica.
Fluxo de trabalho otimizado e integração perfeita de ID/AST
O VITEK MS foi projetado especificamente para otimizar o fluxo de trabalho em laboratórios de microbiologia. Sua capacidade para 4 lâminas permite a preparação paralela de amostras por quatro técnicos diferentes em estações de trabalho separadas, com a colocação simultânea das amostras no instrumento. Com 48 pontos de amostra por lâmina, é possível testar 192 isolados por execução.
– Preparação guiada de lâminas para identificação e conexão com AST usando a estação de preparação VITEK MS.
– Poucos passos para obter um resultado – resultados de identificação e teste de sensibilidade antimicrobiana (com VITEK 2) no mesmo dia.
– Menos tempo de trabalho prático para se concentrar em tarefas de maior valor agregado.
– Capacidade de processamento variável para laboratórios grandes e pequenos (1-192 amostras/execução)
VITEK SOLUTIONS: Rastreabilidade e Flexibilidade Completas
O VITEK MS oferece rastreabilidade completa e flexibilidade, contribuindo para a eficiência e confiabilidade geral do laboratório.
– Os códigos de barras em reagentes e materiais descartáveis proporcionam rastreabilidade, vinculando automaticamente a identificação aos resultados do teste de suscetibilidade antimicrobiana (TSA) para cada isolado.
Lâminas descartáveis:
– Reduzir o risco de resultados errôneos devido à contaminação.
– Reduzir os problemas relacionados aos riscos de segurança química.
– 3 áreas ou grupos de aquisição, cada um com um ponto de calibração.
A verificação automática de funcionamento, ajuste e alinhamento é transparente para o usuário.
Banco de dados
Base de conhecimento
O algoritmo proprietário da bioMérieux – Advanced Spectra Classifier (ASC) – utiliza uma matriz de ponderação para construir o banco de dados de referência de cepas da Base de Conhecimento. A base de conhecimento inclui dados que representam 1.316 táxons.
– 207 bolores e leveduras
– 16 Nocardia
– 39 Micobactérias
Em média, existem 40 espectros de referência por espécie, abrangendo variações de cepas, tipos de meio de cultura e condições de crescimento. Para criar a matriz de agrupamento, os espectros de referência de todas as espécies são divididos em 1.300 grupos predefinidos, e os pesos dos grupos são calculados com base na presença ou ausência de um pico em um grupo e se esse pico é específico para uma determinada espécie em comparação com todas as outras espécies no banco de dados.
Após a geração do espectro a partir da amostra de teste, os dados brutos são processados para eliminar valores de linha de base e ruído, permitindo a detecção de picos significativos. O espectro é então dividido em 1.300 intervalos e os padrões de pico são comparados com os de todas as espécies presentes na base de conhecimento. Calculando-se a soma dos pesos dos intervalos em relação a todas as espécies no banco de dados, gera-se uma pontuação relativa, que é convertida em uma porcentagem de probabilidade e um valor de confiança. Esse algoritmo de agrupamento permite a identificação inequívoca de um organismo com um nível de confiança superior a 99%.
A abordagem de analisar 1.300 pontos de dados de cada espectro, em vez de comparar padrões espectrais, é muito robusta para a identificação e diferenciação de espécies com conteúdo proteico e perfil espectral muito semelhantes, com alta confiabilidade. O processo permite uma análise rápida e maior precisão em comparação com os métodos existentes.
Robustez do banco de dados
O VITEK MS é um banco de dados com foco clínico que contém múltiplas cepas de referência de:
– Diferentes regiões do mundo
– Espécimes diferentes
– Diferentes tipos de meios de cultura e condições de crescimento para criar múltiplos espectros por espécie.
Benefícios
Valor Médico
Oferecer atendimento excepcional e com boa relação custo-benefício aos pacientes depende muito da capacidade do profissional de saúde de acessar as informações corretas no momento certo. O VITEK MS auxilia os programas de gestão de antimicrobianos com a identificação microbiana em minutos, proporcionando benefícios tanto para a equipe do laboratório quanto para os profissionais de saúde.
Resultados em minutos
– Fornece resultados rápidos e práticos para iniciar a terapia ideal.
– Ampla cobertura de organismos clinicamente significativos
Resultados altamente precisos
– Banco de dados abrangente de organismos clinicamente significativos
Resultados rápidos ajudam a melhorar os resultados positivos para o paciente.
– Redução do tempo para atingir a terapia antibiótica ideal1
– Ajuda a reduzir o tempo de internação, os custos hospitalares totais e a mortalidade.
Benefícios do Laboratório e da Gestão de Antimicrobianos
Benefícios para os laboratórios
– Capacidade de identificar organismos anteriormente difíceis de identificar com metodologias tradicionais.
– Redução de até 51,7% no custo de identificação por isolado²
– Base de dados abrangente e clinicamente relevante
– Banco de dados ampliado com 1.316 organismos, incluindo micobactérias, nocardias e fungos filamentosos.
– Agora incluindo espécies de Brucella , Candida auris e Elizabethkingia anophelis.
– Software fácil de usar
– Totalmente integrado com o teste de suscetibilidade VITEK® 2.
Benefícios para o ASP e para os profissionais clínicos
– Ajuda a reduzir o tempo até a terapia adequada
– Ajuda a reduzir o tempo de internação hospitalar
– Alta confiança no resultado da identificação do organismo – identificações altamente precisas.
Fluxo de trabalho
Fluxo de trabalho padronizado
O fluxo de trabalho do VITEK MS é padronizado e eficiente, exigindo um tempo mínimo de intervenção manual.
Fluxo de trabalho eficiente
– A detecção de bactérias e leveduras sem extração prolongada melhora a eficiência.
– Lâminas descartáveis que podem ser usadas até três vezes.
– Processamento eficiente de até 192 amostras.
Flexibilidade do fluxo de trabalho
Os procedimentos de extração e inativação de Mycobacterium/ Nocardia e fungos filamentosos são seguros, simples e confiáveis.
Vários tipos de mídia
– Micobactérias: ágar BACT/ALERT® MP, Coletsos, MGIT™, Lowenstein-Jensen, Middlebrook 7H10 e 7H11
– Mofo: Dextrose de batata, dextrose Sabouraud, dextrose Sabouraud com gentamicina e cloranfenicol
– Capacidade de identificar múltiplos tipos de organismos em uma única lâmina (bactérias, fungos, micobactérias e Nocardia ).
Estabilidade do extrato em função das condições de armazenamento
– Estabilidade do extrato de micobactérias : Congelado (-20°C) por até 14 dias.
– Estabilidade da amostra de extrato de mofo : Congelada (-20°C) por até 14 dias.
– Estabilidade da lâmina à temperatura ambiente – 3 dias
Relatórios
Gráficos de fácil leitura e com código de cores apresentam o grau de qualidade e confiabilidade de cada resultado de identificação
O VITEK MS conecta-se diretamente ao VITEK 2 e ao MYLA® sem precisar passar pelo LIS. O VITEK MS e o VITEK 2 funcionam em conjunto, utilizando a mesma nomenclatura, de modo que o VITEK 2 consegue reconhecer instantaneamente um organismo identificado pelo VITEK MS. Através do MYLA, os resultados do VITEK 2 e do VITEK MS são consolidados e relatados.
Especificações
Dados técnicos do VITEK MS
Laser
– Laser de nitrogênio de 337 nm, foco fixo
– Taxa máxima de pulso – 50 Hz (50 disparos de laser por segundo)
– Incidência quase normal (no eixo) do feixe de laser na amostra
– Potência e mira do laser controladas por software.
Analisador
– Tubo de voo linear com 3,9 pés de comprimento.
– O vácuo é mantido por duas bombas turbomoleculares (nominalmente 250 l/s) com rotor de apoio.
– Bloqueio do feixe para desviar sinais indesejados de alta intensidade, como íons da matriz.
Dimensões
– Dimensões (largura x altura x profundidade) – 76 cm x 193 cm x 86 cm, distância mínima da parede na parte traseira: 10 cm.
– Peso – 805 libras (365 kg) excluindo o sistema de dados.
Requisitos de instalação
– Potência: 4,3 amperes a 220 VCA
– Área de trabalho (largura x altura x profundidade): 2,44 m x 2,44 m x 0,97 m.
– Capacidade de carga do piso: 123 lb/ft²
– Temperatura ambiente entre 18° e 26° C
– Umidade relativa – inferior a 70% sem condensação



